Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

ONU debate envelhecimento

Envelhecimento Ativo

  • 333

A imagem do homem junto a uma mesquita no Cairo marcou a Assembleia Mundial, em 1982

A grande preocupação é a qualidade de vida da população com mais idade - Veja o VIDEO oficial do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações

Rosa Clara, de 80 anos, cresceu numa área rural, sem acesso à água canalizada ou eletricidade. À Rádio ONU, em Lisboa, ela falou sobre as diferenças de comportamento da sociedade ao longo dos anos. "Hoje, a vida é muito diferente. Há muitas coisas nós não queremos aceitar. Mudou. " Rosa lembra-se que "antigamente, a família cuidava dos velhos, hoje eles ficam esquecidos no lar".

O seu discurso está na ordem do dia, desde que começou esta quinta-feira, 20, a reunião das Nações Unidas sobre Envelhecimento Ativo, que decorre em Viena, na Áustria. Em cima da mesa, estão ainda o fim da discriminação, uma melhor inclusão social e a manutenção das capacidades de trabalho das pessoas mais velhas.

O encontro, que termina na quinta-feira, assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e também os 30 anos da primeira Assembleia Mundial sobre Envelhecimento.