Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Jornal para maiores de 60 anos chega hoje às bancas

Envelhecimento Ativo

  • 333

Chega hoje às bancas uma nova publicação destinada à população sénior e não só

A Rua Duque de Palmela, em Lisboa, volta a ser a morada de uma publicação depois do semanário Expresso, fundado há 40 anos, é a vez do Jornal Sénior. Na génese do projeto, estão Maria Assunção Oliveira (editora) e Alexandra Abreu, com interesse pelas situações e problemas específicos dos maiores de 60 anos.  

O entusiasmo com que as duas jornalistas mostraram o número zero do jornal contagiou Mário Zambujal, 77 anos, que aceitou o convite para diretor do quinzenário. "A longevidade ajuda a alargar espaço para existir um jornal como este", assegura o jornalista e escritor que, desde o tempo em que foi diretor do Se7e, não se via numa redação. Ao abordarem "com muito à vontade" temas como sexualidade, desporto, economia, política, cultura e lazer esperam que o periódico seja extensível a todos os membros da família. 

Neste projeto editorial, financiado por Adriano Eliseu, além de reportagens, crónicas e entrevistas, a atualidade não será esquecida. Para o primeiro número há vários temas em cima da mesa, que poderão suportar a manchete: lei do arrendamento, o papel dos séniores na família, escalões de IRS ou uma entrevista à atriz Carmen Dolores, feita por Leonor Xavier.  

Da equipa de cerca de 20 pessoas fazem parte nomes como Alice Vieira, Rui Tovar, Pedro de Freitas, Luís Filipe Pereira, José Vegar e Humberto Lopes. Por apenas um euro, um projeto pioneiro a pensar também nos futuros avós.

O DADO 

20 mil exemplares

Tiragem do Jornal Sénior, novo quinzenário com 48 páginas