Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

A melhor região da Europa para envelhecer?

Envelhecimento Ativo

  • 333

Cidade do Conhecimento é oficialmente candidata a ser Região de Referência para um Envelhecimento Saudável

A Universidade de Coimbra (UC) lidera a única candidatura portuguesa a Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável. Em parceria com a autarquia, a Administração Regional de Saúde e o Centro Hospitalar Universitário, tem como objetivo lançar as bases para que a região integre a rede europeia.

"É uma área que nos interessa a todos, temos de estar todos envolvidos", salienta Joaquim Murta, o director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC). 

Considerando que "o envelhecimento das populações na Europa, e em particular em Portugal, é hoje entendido como um problema social e económico da maior relevância, em que o número de cidadãos idosos duplicou em poucos anos, crescendo, na União Europeia, a um ritmo superior a dois milhões de indivíduos com mais de 60 anos por cada ano civil", o responsável da UC entende que o projeto tem enorme potencial para a Região Centro desenvolver ações em diversos domínios.

 Por exemplo, intervenção social, cuidados de saúde, investigação científica, inovação, desenvolvimento de tecnologia e competitividade do tecido empresarial, e políticas de urbanismo amigas do idoso.

A decisão será conhecida entre maio e junho.