Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

'O BPI quer apoiar os que estão junto de quem precisa'

Economia Social

  • 333

Fernando Ulrich, presidente do BPI

Gonçalo Rosa da Silva

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, explica como o banco que dirige vai apoiar, com 1 milhão de euros, instituições seleccionadas com base na qualidade técnica dos projetos apresentados 

1. O que está em jogo no BPI Capacitar e no BPI Seniores e quem pode concorrer?

Na sua quarta edição, o Prémio BPI Capacitar vai apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente. O BPI Seniores pretende ajudar instituições privadas de cariz social que apoiam as pessoas mais velhas, acima de 65 anos e que têm dificuldade de terem um envelhecimento ativo ou uma vida com dignidade. São dois segmentos da população especialmente vulneráveis e que precisam de mais atenção por parte da sociedade. Podem concorrer Instituições Privadas de Solidariedade Social. O modelo escolhido tem por objetivo privilegiar a qualidade de gestão de quem trabalha neste domínio. O BPI quer apoiar aqueles que têm capacidade para ajudar de uma forma mais direta e estão junto de quem precisa. O banco não tem essa capacidade e, no fundo, põe ao serviço da comunidade duas valências: capacidade financeira e capacidade de avaliar iniciativas.

2. Do ponto de vista do banco, qual é o objectivo destes dois prémios?

Há muitos anos que o BPI entende ter um dever de responsabilidade perante a sociedade e prevê iniciativas deste tipo. Nos últimos anos, apesar das dificuldades e dos resultados do banco terem sido penalizados, não baixámos o orçamento de responsabilidade social, seja no domínio da cultura, educação e solidariedade social. A política de responsabilidade social do BPI privilegia o apoio a pessoas com maiores dificuldades de inclusão na sociedade, pelo que após a experiência que recolhemos ao longo das três primeiras edições do BPI Capacitar, decidimos promover o BPI Seniores como uma iniciativa adicional dirigida a um segmento cada vez maior da população portuguesa constituído pelas pessoas com mais de 65 anos que sofrem muitas vezes de carências gritantes e que, mesmo quando ainda na posse das suas capacidades, se vêem impedidas de ter um papel activo na sociedade.

3. Tem números de quantas instituições já foram beneficiadas com o BPI Capacitar?

O BPI Capacitar foi criado em 2010 e, nos últimos três anos, já foram entregues mais de 1,5 milhões de euros a 37 projectos. Neste âmbito já foram abrangidos cerca de 15 mil beneficiários diretos.