Galo de Barcelos dá emprego
14.11.2012 às 9h15

A cidade vai usar o seu principal símbolo para promover a inclusão social
Galo de Capoeira é o nome do projeto que resulta de uma parceria entre a autarquia de Barcelos, o Centro Zulmira Pereira Simões e a Instituição de Solidariedade Social de Roriz.
Além de valorizar um dos símbolos mais queridos da terra, o Galo de Barcelos, a iniciativa pretende estimular o empreendedorismo e, eventualmente, dar emprego a pessoas que se encontram em situações de risco ou de fragilidade social.
O programa vai ajudar cidadãos portadores de deficiência, toxicodependentes em recuperação e pessoas desempregadas ou com grandes carências económicas, sinalizadas pelas instituições parceiras.
Com o objetivo de promover a economia local, o departamento de design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) também vai colaborar no projeto. Por exemplo, através do desenho de cestaria de vime para ovos, renovação da imagem dos tapetes de penas, cartazes e outros materiais de promoção.
O crescimento do programa depende do envolvimento das instituições e empresas locais que se queiram associar ao Galo, contribuindo para a visibilidade da região e para o bem-estar da população mais carenciada.