Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Feira de Trocas sem dinheiro em Sintra

Economia Social

  • 333

Andresa Salgueiro vive de trocas desde 2011

José Caria

Realiza-se no domingo a Feira de Trocas Believe, em Sintra, organizada por Andresa Salgueiro, que vive desde 2011 à base da troca de bens e serviços

A Feira de Trocas mensal do projecto social Believe in Portugal decorre das 14h às 20h na Sociedade Filarmónica Os Aliados (nº2 do Largo dos Aliados), em Sintra. O evento incentiva a troca de bens e serviços sem o uso de dinheiro.

A Feira de Trocas, que já acontece mensalmente em oito distritos, tem bancas individuais, sem necessidade de pré-inscrição; os interessados em trocar bens e serviços apenas têm de comparecer na feira. Haverá também uma banca para a troca de livros e outra do Grupo Riscos e Traços, grupo que promove a arte de rua, e que irá trocar moldes de stencils por tintas em spray.

Para além das trocas, o evento conta com outros momentos lúdicos, tais como duas palestras, uma sobre a economia solidária, pela loja solidária Tapada das Mercês Ponto de Troca, e outra acerca das oportunidades de mobilidade europeia para jovens pela plataforma online Youthyou.

A Feira de Trocas conta ainda com um concerto musical do grupo sintrense D'Atma, e um lanche partilhado para o qual todos devem contribuir.

Os visitantes da Feira de Trocas são chamados a participar numa iniciativa ecológica, trazendo pilhas para colocar no Ecopilhas.

O projecto Believe in Portugal existe desde 2011, ano em que a sua mentora Andresa Salgueiro decidiu embarcar na experiência "vivo à troca", vivendo 1 ano, 11 dias, 11 horas, e 1 minuto por 1.111€, à base da troca de bens e serviços. O grupo de Facebook "Troco 1 Hora", criado por Andresa Salgueiro, conta com mais de 13 mil membros.

Programa da Feira de Trocas Believe em Sintra: 

14h - Abertura e instalação das bancas de trocas

15h - Speedconnecting (apresentação da lista de pedidos e ofertas de cada pessoa)

16h - Palestra YouthYou - Oportunidades para Jovens

17h - Palestra Ponto de Troca - Loja Solidária

18h30 - Concerto de apresentação da banda sintrense D' Atma

20h - Encerramento