Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Associação leva psicólogos às empresas para motivar trabalhadores

Economia Social

  • 333

Imagem de arquivo

Filipe Paiva

A Associação Lavoisier, especialista em psicologia, criou um programa para aumentar o bem-estar dos funcionários das empresas

Dar Saúde às Empresas é nome do novo projeto da Associação Lavoisier, uma IPSS especialista em psicologia.

A organização pretende alertar as empresas para a relação existente entre a saúde mental dos funcionários e a sua produtividade e motivação.

Reduzir o absentismo é outro dos principais objetivos do projeto, já que as consultas rápidas (chamadas de speed counseling) são efetuadas no local de trabalho.

A presidente da associação, Susana Jones, acredita que "as empresas que investem tempo e recursos na melhoria do bem-estar dos seus funcionários, e apoiam no desbloquear de situações emocionais stressantes das suas vidas, com implicações no seu empenho e atenção no local de trabalho, podem esperar um alto retorno dos seus investimentos, uma vez que os colaboradores se tornam mais produtivos, com uma atitude mais positiva, comprometem-se nos seus papéis e deveres e mantêm uma forte ética de trabalho".

Os técnicos da Lavoisier esperam que, com o tempo, os próprios responsáveis pelas empresas consigam identificar sinais de instabilidade e agir. Também será prestado aconselhamento ao nível do ambiente de trabalho e de formas de o melhorar.

A visita do psicólogo será feita semanalmente que, durante duas horas, estará disponível para consultar os funcionários inscritos no Speed Counseling.

O custo da adesão ao programa Dar Saúde às Empresas varia consoante os acordos estabelecidos, mas está entre os 800 e os mil euros por mês.