Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Depósitos a prazo: que factores considerar?

Pedro Pais

  • 333

Pedro Pais responde a questões sobre finanças pessoais. Envie as suas perguntas para visaosolidaria@impresa.pt

Estou a pensar constituir um depósito a prazo, mas a oferta dos bancos é muito variada e não sei o que escolher. Quais são os principais factores a ter em conta?

Manuel B.

De facto existe uma diversidade de depósitos a prazo, sendo que o principal factor de decisão será tipicamente a taxa, na sua vertente efectiva e líquida de impostos (TAEL: Taxa Anual Efectiva Líquida); quanto maior a TAEL, maior a rentabilidade do depósito.

Contudo, há que previamente filtrar os depósitos alvo de acordo com os nossos requisitos e disponibilidades, nomeadamente bancos escolhidos, montante a aplicar e prazo, bem como condições de mobilização antecipada. Relativamente aos bancos, pode preferir trabalhar só com alguns bancos em particulares, mas tal irá certamente restringir o leque de depósitos disponíveis e colocar de fora bancos com depósitos mais atractivos. Quanto ao montante a aplicar e prazo, normalmente quanto maiores melhores as TAEL que se consegue obter. Por último, deve decidir que condições de mobilização antecipada procura, sendo que tipicamente a uma maior flexibilidade de movimentação estão associadas menores taxas.

Resumindo, é necessário primeiro definir os seus requisitos e disponibilidades (bancos, montante, prazo e condições de mobilização antecipada), pesquisar os depósitos a prazo que cumpram tais critérios e escolher aquele que apresentar maior TAEL.