Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Tensão arterial a subir

Paula Boavista

  • 333

Paula Boavista responde a questões sobre Medicina Familiar. Envie as suas perguntas para visaosolidaria@impresa.pt 

Nos últimos tempos tenho-me apercebido de que a minha tensão arterial, que andava sempre perto dos 120/80, anda agora nos 140/90. Tenho 40 anos e nunca tive hipertensão. Devo preocupar-me com estes valores ou ainda podem ser considerados normais? Não tenho qualquer sintoma, nem teria notado que a tensão estava a aumentar se não a tivesse medido recentemente.

 

Rita P. 

De acordo com os parâmetros internacionais definidos pela Organização Mundial da Saúde, considera-se que existe hipertensão sempre que os valores da tensão arterial estão acima dos 140 (sistólica)/90 (diastólica).

Neste capítulo, a prevenção é o mais importante e inclui, sobretudo, três regras: diminuir o consumo de sal, reduzir o consumo de café e fazer exercício físico. Outras coisas podem ajudar, mas estas são as essenciais. Atenção que o sal está em tudo o que já vem preparado: queijo, enchidos, tudo.

A hipertensão é, normalmente uma doença silenciosa. Para haver sintomas, os valores têm de estar muito alterados e muitas vezes, o primeiro sinal é um AVC. Nesta matéria, não há grandes estigmas da idade. Há cada vez mais gente acima dos 25 anos com hipertensão.

Deve ter cuidado de medir a tensão regularmente. Em princípio, com 140/90, os médicos ainda não optam por medicar a pessoa, mas depende muito de outros fatores, como a capacidade para cumprir dietas, a alimentação, os hábitos sedentários, etc.

Tente moderar o consumo de sal e de café e decida-se a fazer algum exercício físico: 30 minutos de caminhada por dia já seria ótimo. De qualquer modo, fique atenta a qualquer alteração e, se os valores teimarem em não descer, consulte o seu médico de família.