Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Tempo de alergias

Paula Boavista

  • 333

Paula Boavista responde a questões sobre Medicina Familiar. Envie as suas perguntas para visaosolidaria@impresa.pt

Dor de cabeça, nariz entupido e a pingar, um pouco de febre. Parece que estou constipada, mas nunca mais passa e sinto-me cada vez pior. Tenho quase 40 anos e nunca tive alergias. Será possível que  as tenha agora?

Sandra D.

As alergias que atingem o aparelho respiratório podem surgir em qualquer fase da vida. É mais comum que tal aconteça na infância, mas não é exclusivo. Uma pessoa pode ter alergias a várias coisas e muitas delas são precisamente sazonais, na Primavera e no Outono. Os pólenes, por exemplo, são uma fonte de alergia muito comum nesta altura do ano.

Para saber se, de facto, tem alergias, deve ir a uma consulta de alergologia ou pneunoalergologia para fazer a determinação das substâncias a que é alérgica. Se não testar positivo a nada e permanecerem os sintomas, é possível que esteja a reagir de forma alérgica a coisas suas, outros fatores de stress.

Se o teste for positivo, é possível fazer prevenção das alergias sazonais, com anti-histamínicos ou broncodilatadores. Se detetar que o problema é um alergéneo específico em maior potência, também é possível fazer dessensibilização, através de uma vacina. Espirros, falta de ar, pingo no nariz, tosse irritativa e sensação de comichão no nariz e na garganta, tudo são queixas de alergia, provavelmente.