Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VÍDEO: Sopa da pedra com 2200 quilos de ingredientes alimenta 5 mil pessoas

Campanhas

  • 333

Campanha contra o desperdício alimentar convida chefs portugueses a cozinharem a maior sopa da pedra do mundo com produtos alimentares "não conformes", que não cumprem as regras para serem vendidos

São precisos 150 quilos de feijão encarnado, 125 quilos de entrecosto e chouriço, 200 quilos de couve, 125 litros de azeite e 25 quilos de sal grosso. A pedra, essa, não se sabe qual será o tamanho.

A campanha internacional contra o desperdício alimentar Feeding The 5000 (Alimentar 5000) chega a Portugal no domingo, dia 7, depois de percorrer várias cidades europeias.

No Jardim da Amnistia Internacional, em Campolide (Lisboa), será cozinhada a maior sopa da pedra do mundo com a ajuda de vários chefs portugueses, que vão precisar de cerca de 2200 quilos de ingredientes para conseguirem alimentar 5 mil pessoas.

A iniciativa pretende alertar a comunidade para o problema do desperdício alimentar: cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo não são consumidos.

Por isso mesmo, a refeição será preparada com ingredientes considerados "não conformes", ou seja, que não cumprem as normas essenciais para que sejam postos à venda, como o tamanho estipulado ou a aparência ideal.

O dia será recheado de animação, incluindo uma demonstração de show cooking, uma conferência sobre o desperdício alimentar e vários concertos. Vão subir ao palco os artistas Camané, João Gil e Luís Represas, Fernando Cunha,António Zambujo e Rui Veloso.

O evento resulta de uma parceria entre o Movimento Zero Desperdício, ReFood e a Federação de Bancos Alimentares, com o apoio da organização internacional Feeding 5K, do programa FUSIONS financiado pela União Europeia e da campanha Think.Eat.Save do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).

Os interessados em colaborarem na organização da maior sopa da pedra do mundo podem inscrever-se através do email vol.feed5k@gmail.com.

Mais informações aqui .