Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Leilão de abóbora gigante por uma causa

Campanhas

  • 333

João Montes, 29 anos, resolveu cultivar uma abóbora gigante para ajudar um amigo que luta contra o cancro

Tudo começou quando João Montes resolveu transformar o jardim lá de casa numa horta. Começou a divertir-se com os caprichos da natureza e, agora, já tem três pequenas hortas em Vila Praia de Âncora.

Entretanto, cruzou-se com as abóboras gigantes da variedade Dill Atlantic Giant, tipicamente norte-americanas. Fez amigos através do Facebook e um deles, Joe Pukos, enviou-lhe algumas sementes da sua colheita do ano passado.

"Depois de muita pesquisa, preparei um campo e plantei duas sementes germinadas. Utilizei 600 kg de estrume para cada pé e assim comecei a odisseia", conta João Montes, serralheiro de profissão.

Passados dois meses, a abóbora tem mais de 100 kg. Nada que surpreenda os produtores desta variedade. O recorde deste ano nos EUA pertence a uma abóbora que ultrapassou a tonelada.

João espera que o insólito da experiência seja suficiente para despertar o interesse de licitadores, já que o objetivo final é um leilão em que serão angariados fundos para ajudar a custear os tratamentos de Fernando, 41 anos, que luta contra um cancro no pâncreas. A família precisa de ajuda para financiar o tratamento na Alemanha, onde se dirigem cada vez mais portugueses em busca de um tratamento experimental com vacinas de células dendítricas.

O leilão ainda não tem data marcada, mas deverá acontecer dentro de um mês e meio, quando a abóbora deixar de crescer. João planeia continuar a produzir esta espécie de abóbora gigante e conta que o amigo americano lhe envie algumas sementes da recordista deste ano.