Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Crianças Cáritas unem-se em tempos de crise

Campanhas

  • 333

Imagem de arquivo

Gonçalo Rosa da Silva

A Cáritas portuguesa e a austríaca assinam, hoje, um protocolo para uma campanha de angariação de fundos que recupera a memória das crianças apoiadas no pós II Guerra

Zulmira Garcia tem uma "irmã" austríaca, chamada Fini Gradisching. Esta tarde, ambas vão estar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, às 18h30, para falarem do tempo que passaram juntas na infância.

O encontro é promovido no âmbito do lançamento da ação Crianças-Cáritas, uma campanha de angariação de fundos a favor de crianças e famílias portuguesas carenciadas, que resulta de uma parceria entre a organização nacional e a austríaca.

A ligação entre as duas instituições surgiu no pós II Guerra Mundial, quando mais de 5500 crianças austríacas foram acolhidas por famílias portuguesas no âmbito de uma ação da Cáritas.

A Embaixada da Áustria juntou-se à iniciativa para reavivar a memória e o espírito que, em tempos, uniu os dois países. O embaixador Bernhard Wrabetz diz que, perante a crise atual, "este é o momento certo para transmitir um sinal de solidariedade e agradecer a generosidade de Portugal para com as crianças austríacas após a II Guerra Mundial".

Além da angariação de fundos, também estará patente uma exposição com imagens e documentos sobre o período que as crianças austríacas passaram em Portugal. Até ao final do mês, a exposição fica no CBB. Depois, segue para o Porto, Évora e Algarve.

A embaixada da Áustria promove, ainda, um ciclo de apresentações de teatro, sessões de leitura literária e concertos.