Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Conta solidária para apoiar alunos do ISCSP

Campanhas

  • 333

Manuel Meirinho, presidente do ISCSP

Inácio Ludgero

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) terá, a partir de dia 7 uma conta para ajudar estudantes universitários em dificuldades económicas

A ideia foi lançada por Manuel Meirinho, o presidente do ISCSP, mas nasceu num núcleo de alunos e professores do Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada da faculdade. A partir de dia 7 de fevereiro, aquele estabelecimento de ensino superior vai passar a ter uma conta solidária que servirá para apoiar alunos "em situação de dificuldade comprovada para liquidar as respetivas propinas". A frase consta do comunicado através do qual Manuel Meirinho explicou, à imprensa, como vai funcionar a campanha Juntos em Tempos Difíceis.

Tudo começou com a abertura de uma conta bancária por iniciativa da associação de antigos alunos do ISCSP. É aí que começarão a ser reunidos os donativos de pais, estudantes, mecenas ou outras pessoas que queiram apadrinhar a ideia.

A atribuição das verbas aos mais necessitados será, depois, feita por concurso. Quem concorre são os alunos "em situação de manifesta carência económica e cuja conclusão de estudos possa estar em causa".

Nos critérios de atribuição da bolsa, será dada prioridade aos alunos que frequentem a fase final da licenciatura (3.º ano) e que possuam "bom desempenho académico".

A campanha Juntos em Tempos Difíceis é uma tentativa de resposta aos tempos difíceis de crise económica que, segundo contas feitas pelo Jornal de Notícias junto de várias universidades, já terão levado onze mil alunos a deixarem de pagar as suas propinas a tempo e horas.