Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Cáritas angaria azeite para famílias carenciadas

Campanhas

Marcos Borga

O objetivo da campanha é angariar os litros de azeite necessários para um ano de refeições no refeitório da Cáritas de Beja

A campanha Azeite Solidário, Uma Gota de Esperança passa pela recolha do maior número possível de litros de azeite, tentando chegar aos 3 mil litros, a quantidade necessária para a confeção de refeições, durante um ano, no refeitório da Cáritas Diocesana de Beja.

O objetivo, de acordo com a presidente da associação, Teresa Chaves, é ajudar as "pessoas e famílias em situação de exclusão e vulnerabilidade", que recorrem à cantina social da instituição.

A iniciativa conta com o apoio de algumas empresas produtoras de azeite da região. Até ao momento, já se associaram dez produtores, disponíveis para doarem azeite.  

No ano passado, a cantina da Cáritas de Beja serviu mais de 60 mil refeições. A Segurança Social financia, apenas, cem refeições, por isso, a instituição apela ao "apoio da comunidade" para conseguir continuar a chegar aos mais necessitados. 

"Acreditamos que esta campanha marcará, pela positiva, todos os seus destinatários, não só as pessoas e as famílias que servimos, como também todos os parceiros envolvidos.", revela o comunicado enviado pela organização Católica. A Cáritas acrescenta ainda que "a campanha pretende a partilha de ideais comuns, tais como, solidariedade, edificação do bem comum, partilha, responsabilidade social, trabalho de equipa e parceria".

Se a Cáritas conseguir ultrapassar a meta estabelecida, o excedente será distribuído pelas famílias carenciadas que a Instituição apoia diariamente, através da distribuição de géneros alimentares.