Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Cadeira de José Mourinho leiloada

Campanhas

  • 333

DR

A dupla de designers portugueses Rui Pedro Freire e José Luís Ferreira desenhou uma cadeira inspirada no special one que será leiloada para ajudar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

"É uma homenagem dos portugueses a Mourinho", sintetiza José Luís Ferreira que, juntamente com o designer Rui Pedro Freire, desenhou a cadeira Lusíadas, inspirada nas epopeias do treinador português, sucessivamente considerado o melhor do mundo.

A iniciativa faz parte do projeto Duets, lançado pelo Polo de Design de Mobiliário de Paredes, que desafia designers de renome internacional a desenharem cadeiras inspiradas na função e perfil de diversas personalidades.

O primeiro contemplado foi o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com uma poltrona da autoria de Paulo Lobo. Também fazem parte da lista nomes como Cristiano Ronaldo, Mia Couto, Manoel de Oliveira e Maria Bethânia.

Ao todo, foram "encomendados" 11 duetos. As peças de mobiliário serão, depois, leiloadas. As receitas revertem a favor do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

No caso de José Mourinho, o custo final do objeto é de 15 mil euros, mas a expectativa é que seja vendido por um valor muito superior.

A dupla de designers portuenses demorou dois meses a concluir o projeto e procurou criar uma cadeira sóbria com a qual o treinador do Real Madrid possa identificar-se. O conforto também foi uma prioridade. A altura de José Mourinho serviu de ponto de partida para a adaptação ergonómica da poltrona.

Vão ser produzidos cinco exemplares de cada cadeira. Os convidados recebem um exemplar (personalidade e designers), assim como a autarquia de Paredes e a empresa local que as produzir.

Entre 14 de setembro e 18 de novembro todos os objetos criados serão expostos em Paredes, no âmbito da exposição Art on Chairs, que deverá percorrer o circuito internacional de exposição no próximo ano.

A autarquia pretende lançar a localidade com um polo de design, onde também será aberta uma Fábrica do Design e uma incubadora com dez residências artísticas.

Lista de parcerias

  

Conheça os 11 Duetos:

  

Cinema: Manoel de Oliveira e Paolo Deganello

  

Arquitetura: Eduardo Souto de Moura e Design Factory

  

Humanitário: José Ramos Horta e Ricardo Dalisi

  

Moda e sociedade: Luciano Benetton e Luis Pereira Miguel

  

Presidente da República Portuguesa: Aníbal Cavaco Silva e Paulo Lobo

  

Literatura: Mia Couto e Luigi Baroli

  

Música: Mariza e Alessandro Mendini

  

Música: Maria Bethânia e Paolo Rizzatto

  

Desporto: Cristiano Ronaldo e Nini Andrade Silva

  

Desporto: José Mourinho e INDI Design

  

Fotografia: Zalmai e Arquitectos Anónimos