Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Brigadas de rua

VISÃO Solidária

  • 333

Lucília Monteiro

A vila de Sintra vai ter uma equipa de intervenção de rua e cinco camas de emergência social para responder a situações de vulnerabilidade

Duas entidades na área da solidariedade do concelho de Sintra (a Vitae e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus), assinam hoje, dia 4 de outubro, um protocolo com a autarquia destinado a implementar uma equipa de intervenção de rua e cinco camas de emergência social, para dar respostas a situações de carência social já identificadas.

A brigada de rua é, na verdade, uma equipa de intervenção psicossocial, que tentará estabelecer um trabalho de proximidade com a população sem-abrigo da zona de Sintra.

Já as cinco camas de emergência social funcionarão na Casa de Saúde da Idanha, do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e servirão para indivíduos ou famílias desalojadas ou em risco de perder o seu alojamento.

Em ambos os casos, o objetivo é tentar promover a reintegração social ou a reinserção socioprofissional dos utentes, prestando apoio social, psicológico e jurídico e levando a cabo atividades ocupacionais, formativas e pedagógicas.

Em ambos os casos, caberá à câmara apoiar financeiramente os projetos, através do Programa de Apoio Financeiro às Instituições sem Fins Lucrativos Promotoras do Desenvolvimento Social e de Saúde do Concelho de Sintra.