Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VISÃO lança edição solidária

Atualidade

  • 333

Chega às bancas esta semana uma edição especial dedicada às temáticas do voluntariado, do empreendedorismo social e da responsabilidade cívica. Conheça os prémios dos vencedores

O Prémio "Os Nossos Heróis" destina-se a distinguir anualmente pessoas e empresas que sejam um exemplo, nas áreas de intervenção social. O objetivo é descobrir os exemplos de maior excelência, seja qual for a atividade que exerçam ou o setor onde atuem.

Os vencedores dos prémios "Os Nossos Heróis", nas categorias "Cidadão" e "Empresas", serão conhecidos no dia 22 de novembro, dia em que se realiza também a II Conferência VISÃO Solidária. Os vencedores serão escolhidos por um júri composto por Mercedes Balsemão, presidente da Sic Esperança, António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, Conceição Zagalo, presidente do Grace, Dulce Rocha, presidente executiva do Instituto de Apoio à Criança e Áurea Sampaio, da direção da VISÃO, que irão avaliar dezenas de candidaturas sobre as quais existiu uma triagem prévia por parte da redação.

PRÉMIOS

Vencedor

O Herói do Ano terá a oportunidade de receber formação numa das mais importantes escolas de empreendedorismo social do mundo. O prémio é a inscrição no curso ISEP Portugal IES powered by INSEAD, que se destina a capacitar os gestores de iniciativas sociais no sentido de potenciarem o impacto social das suas iniciativas. Outro dos principais objetivos do ISEP Portugal é criar redes de sinergias entre os participantes, que estimulem a entreajuda e o desenvolvimento comum.

Menções Honrosas

Aos candidatos que mereçam ser destacados, o júri vai atribuir um Bootcamp em Empreendedorismo Social, também a cargo do IES powered by INSEAD. Serão 48 horas de aprendizagem sobre empreendedorismo social, com o apoio de mentores. No final, os participantes terão, ainda, a fantástica oportunidade de apresentarem os seus projetos a investidores sociais.

Os mecenas dos programas IES powered by INSEAD em Portugal são a Fundação EDP e a Câmara Municipal de Cascais.

A II Conferência VISÃO Solidária terá como oradora Sílvia Ferreira, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social daquela escola. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, os trabalhos de investigação de Sílvia Ferreira têm incidido sobre a reforma da Segurança Social, as políticas sociais e o papel das organizações do terceiro setor na promoção da igualdade entre sexos, no empreendedorismo e na economia social, em Portugal e na Europa. O tema da apresentação será "Solidariedade e responsabilidade na mudança social sustentável".

Na cerimónia de dia 22, que conta também com intervenções de Francisco Pinto Balsemão e António Tomás Correia, presidentes, respetivamente, da IMPRESA e do Montepio.