Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Timor-Leste doa 740 mil euros às vítimas dos incêndios em Portugal

Atualidade

  • 333

José Caria

A decisão foi tomada pelo conselho de ministros timorense na semana passada e vai ajudar, sobretudo, os distritos do Porto, Braga e Viseu

"Apesar dos esforços, a perda de vidas e de bens no país irmão assumiu proporções sem precedentes que afetam milhares de pessoas em centenas de comunidades", pode ler-se no comunicado do Governo de Timor-Leste, que anuncia a doação de um milhão de dólares a Portugal, cerca de 740 mil euros.

Este ano, os incêndios florestais provocaram a morte a oito bombeiros e ferimentos em mais de 50 operacionais. Também se verificaram avultadas perdas materiais que poderão, agora, começar a ser compensadas com a ajuda do donativo oferecido por Timor-Leste.

A decisão foi tomada numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros timorense que se realizou na quinta-feira, 26.

O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, esteve em Portugal há duas semanas, no âmbito de uma visita oficial, durante a qual tomou conhecimento das dificuldades, e tragédias, provocadas pelos incêndios durante o último verão.