Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Testemunhos denunciam motivos de exclusão do mercado de trabalho

Atualidade

  • 333

Imagem de arquivo

José Caria

Pouca experiência, demasiado "velho", falta de qualificações... Foram alguns dos argumentos com os quais 22 pessoas se depararam no mercado de trabalho nacional

Os sociólogos Liliana Pinto e Júlio Paiva percorreram mais de 3 mil quilómetros e estiveram em 20 cidades de 13 distritos do país. O resultado final deste périplo é o livro Cabo dos Trabalhos, lançado hoje, dia 22, no Mercado Ferreira Borges, Porto.

A equipa recolheu os testemunhos de 22 pessoas que, na primeira pessoa, ajudam a compreender os motivos de exclusão ou inclusão no mercado de trabalho. A obra também pretende chamar à atenção para o direito ao trabalho digno "como condição essencial para uma sociedade inclusiva".

O fotógrafo Javier Diaz Saiz juntou-se à equipa de sociólogos a título voluntário e é o autor dos retratos das 22 pessoas que deram o seu testemunho ao projeto.

Liliana Pinto e Júlio Paiva acreditam que o livro contém histórias que se repetem por todo o país e que pode ajudar outras pessoas a ultrapassaram situações semelhantes. Daí que, um dos objetivos, seja fazer chegar os testemunhos ao maior número possível de pessoas.

O livro resulta de uma parceria entre a Rede Europeia Anti-pobreza (EAPN Portugal) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.     

Capa do livro Cabo dos Trabalhos, realizado pelos sociólogos Liliana Pinto e Júlio Paiva