Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Prémio distingue trabalhos artísticos contra a violência doméstica

Atualidade

  • 333

Imagem de arquivo de casa de abrigo para vítimas de violência doméstica

José Miguel Teles

A 1.ª edição do prémio VIDArte vai premiar obras nas áreas do cinema, teatro e literatura que contribuam para a luta contra a violência doméstica

No âmbito do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica foi lançado o prémio VIDArte - A Arte Contra a Violência Doméstica.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Comissão Para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).

Serão premiadas obras artísticas nas áreas do cinema, teatro e literatura, divulgados entre 2011 e 2013, o período de vigência do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica.

O júri procura obras que reflitam sobre a violência resultante de um desequilíbrio de poder entre homens e mulheres ou sobre a violência enquanto obstáculo à concretização dos objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz.

A cada uma das três categorias será atribuído um prémio monetário no valor de 5 mil euros. As candidaturas decorrem até 15 de setembro e podem ser feitas aqui.