Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

ONU está interessada em usar modelo de apoio alimentar nacional

Atualidade

  • 333

Imagem de arquivo

José Caria

A inspiração das Nações Unidas é o Movimento Zero Desperdício, que está no ativo desde o ano passado. Saiba como funciona 

Durante o primeiro ano de funcionamento, o Movimento Zero Desperdício, da associação DariAcordar, serviu cerca de 300 mil refeições em Portugal. Ao todo, terão sido ajudadas cerca de 3 mil pessoas.

Os resultados captaram a atenção do programa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que estuda a hipótese de replicar o modelo noutros países do mundo.

O Zero Desperdício recolhe refeições que não são servidas em restaurantes, hotéis, supermercados ou empresas e encaminha-as para as famílias que precisam de apoio alimentar.

Em vários casos, são as próprias instituições de solidariedade locais que recolhem e distribuem as refeições, usando os seus meios de transporte e voluntários.

Atualmente, o programa funciona nas cidades de Lisboa, Loures, Cascais e Sintra. A organização estima que existam 360 mil pessoas com carências alimentares em Portugal. Ao mesmo tempo, são desperdiçadas 50 mil refeições todos os dias.