Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Mãe coragem escreve livro para ajudar o filho

Atualidade

  • 333

Ao escrever um livro infantil, Mara Ferreira está a juntar dinheiro para continuar com as terapias intensivas do seu filho

"Pipinho: Um Menino Especial" é um livro biográfico. Conta a história de Filipe Ferreira, um menino de sete anos que mora em Avintes (Vila Nova de Gaia) e que vive uma doença rara: o síndrome de Norrie. 

A obra foi escrita pela mãe de Filipe, Mara, com o objetivo de sensibilizar os leitores e angariar fundos para suportar o custo das terapias intensivas recomendadas por médicos cubanos: fisioterapia, terapia da fala e hidroterapia (num total de 290 euros por semana). 

Nesta altura, é preciso dizer que o Filipe não vê, não fala e tem momentos de grande irritabilidade que por vezes terminam em auto-agressão. A viagem a Cuba, há um ano, foi uma espécie de luz ao fundo do túnel.

"Depois de uma avaliação médica realizada numa clínica Cubana (CIREN) foi-me garantido que o Filipe, com terapias intensivas, poderá falar e caminhar. Nunca mais paramos de lutar por uma melhor qualidade de vida", conta a mãe coragem, Mara Ferreira.

"Pipinho: Um menino especial" não conta só a história da doença. "Ensina às crianças que todos nós somos diferentes, mostra que, apesar das limitações, o Filipe é uma criança feliz e explica que os sentidos são importantes para quem não tem a visão", conta a autora. E acrescenta: "Através de um jogo, a criança também é convidada a descobrir o seu brinquedo preferido sem a visão, entrando assim na personagem do "Pipinho".

As ilustrações foram feitas pelos meninos da Unidade de Multideficiência e pelos alunos do segundo ano da escola E.B.1 J.I. do Magarão, Avintes, que o Filipe frequenta.