Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Dia Mundial da Erradicação da Pobreza assinalado com mapa para os sem-abrigo e cacifos solidários

Atualidade

  • 333

Luís Barra

Um mapa com a localização dos serviços de apoio aos sem-abrigo em Lisboa, cacifos para guardarem os seus pertences e uma campanha de sensibilização assinalam este dia

A Comunidade Vida e Paz escolheu o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, para lançar um novo projeto em Lisboa: um mapa onde estão assinalados os diversos serviços de apoio disponíveis para os sem-abrigo da cidade.

Alojamento, distribuição alimentar, comunidades de inserção e equipas de rua são alguns dos serviços destacados no mapa, que será distribuído ao longo do dia de hoje nas ruas de Lisboa.

A ideia partiu de uma aluna do curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e tem como lema "Procurar Ajuda é Sinal de Força".

A Cáritas resolveu assinalar a efeméride com uma campanha de sensibilização para a luta contra a pobreza. Até ao final do dia serão enviados milhares de postais digitais com uma mensagem de alerta, e de esperança, que a organização pede aos internautas para partilharem.

Os primeiros Cacifos Solidários, criados pela Associação Conversa Amiga (ACA), também foram inaugurados no mesmo dia, no jardim da Igreja de Arroios, em Lisboa.

Estes equipamentos, em metal, fabricados pela empresa Cabena, vão permitir aos sem-abrigo guardarem os seus pertences de forma digna em segurança.

A Câmara Municipal de Lisboa apoia o projeto Cacifos Solidários, financiando-o em 100% (cerca de 12 mil euros nesta primeira fase).

Após um ano, e caso resistam ao vandalismo e forem considerados úteis, passam a ser colocados noutras zonas da capital e, talvez, do País.

Cerca de 1,2 mil milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza, o equivalente a 20% da população mundial.