Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Dia da Mulher em cheio

Atualidade

  • 333

D.R.

A 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher de muitas formas. Aqui estão seis iniciativas diferentes no âmbito da cidadania ativa, da solidariedade e do espetáculo

Seis propostas para o Dia da Mulher: a abertura da Bolsa de Valores, um encontro temático sobre liderança no feminino, um debate sobre como assegurar a igualdade de géneros, um almoço anual de angariação de fundos, um jantar e um concerto.

 

9h00: Opening Bell

A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa preside ao Opening Bell, que marca a abertura da sessão da Bolsa de Valores. A iniciativa é já uma tradição do grupo NYSE Euronext, mas o toque feminino estende-se, desta vez, às diferentes bolsas integradas neste grupo: Nova Iorque, Bruxelas, Amesterdão e Paris. 

 

10h00: Como assegurar a igualdade de géneros num Great Place to Work?

Este debate começa por volta das dez da manhã de sexta-feira e termina à hora do almoço. Organizado pelo Great Place to Work Institute Portugal em parceria com a Câmara de Oeiras, realiza-se na Casa de Igrejas Caeiro, no Alto do Lagoal, e abordará o tema da igualdade de géneros, através de exemplos concretos de empresas que a praticam. Este debate está marcado para o dia a seguir à entrega dos galardões da Great Place to Work que distinguirá as melhores empresas para trabalhar em Portugal, incluindo aquelas onde as mulheres se sentem melhor (a grande vencedora deste ano foi a tecnológica Cisco Systems). Alguns exemplos de boas práticas nas vencedoras do Prémio Especial Mulheres: tarde de folga no dia do aniversário dos filhos (CH Business Consulting); isenção de horário e a possibilidade de trabalho remoto a partir de casa, permitindo maior assistência à sua família (ROFF e Mars); política de faltas flexível que permite aos diretores justificarem faltas não previstas na legislação (Gatewit).

 

12h30: Almoço anual da Associação Laço

Pela 13º vez, a Associação Laço realiza o seu almoço do Dia da Mulher. Marcado para as 12h30, o encontro está previsto para o Hotel Palácio Estoril, e tem como objetivo angariar fundos para a atribuição da primeira bolsa de investigação em Portugal na área do cancro da mama, no valor de 25.000 euros.  menu deste ano foi elaborado a partir das sugestões da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que validou as opções gastronómicas. Assim, vai comer-se: queijo de cabra gratinado com agrião e temperado com vinagrete de nozes (entrada), filete de pargo em crosta de ervas, puré de ervilhas, quinoa e beurre blanc (presto principal) e carpaccio de abacaxi com sorbet de coco (sobremesa). São esperadas 250 mulheres e o preço do almoço é de 45 euros.

 

14h30: Encontro temático sobre liderança no feminino

É o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, que está a organizar este evento. Pelas 14h30, no Auditório da Vieira de Almeida & Associados, em Lisboa, juntar-se-ão várias oradoras conhecidas, mulheres líderes de instituições do chamado terceiro setor e empresárias para debater a posição da mulher líder na realidade atual.  Entre as participantes estarão: Catarina Furtado, presidente da Associação Corações em Coroa; Dulce Rocha, vice-presidente do Instituto de Apoio à Criança; Joana Santiago, fundadora do BIPP - Soluções para a Deficiência; Paula Brito Costa, presidente da Federação das Doenças Raras de Portugal; Ana Loya, da Ray Human Portugal; Clara Moura Guedes, administradora-delegada da Queijo Saloio; Manuela Calhau, administradora de Marketing & Inovação para a Europa e Novos Mercados da Sonae Sierra; e Sandra Correia, CEO da Pelcor. A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais, e a presidente do GRACE, Paula Guimarães, encerrarão o debate.

 

20h00: Jantar num restaurante de cozinha moderna

Tal como o almoço, este jantar no restaurante Open Brasserie Mediterrânica é organizado para apoiar a Laço. O convite, lançado pelo Inspira Santa Marta Hotel (Lisboa) e pela associação, desafia grupos de mulheres a juntarem-se num jantar especial solidário que custa 25 euros por pessoa e dá direito a um cocktail. Por cada refeição, o Inspira Santa Marta Hotel doará um euros à causa da Laço. O menu inclui: salada de Inverno com endívia, beterraba, requeijão, noz, maçã e batata morna; risotto de camarão e lima; filete de frango do campo panado sobre legumes grelhados,  tomate cherry e ervas; sorvete de limão ou lima e crepe. 

 

22h00: Concerto no Pavilhão Atlântico

Para encerrar o Dia Internacional da Mulher, realiza-se o terceiro concerto Por um Novo Futuro- Ajudar é um Espetáculo!, dinamizado pela Associação Novo Futuro. Mariza Liz (Amor Electro), Mafalda Veiga, Manuela Azevedo (Clã), Luísa Sobral e Simone de Oliveira são algumas das artistas que vão atuar.