Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Cruz Vermelha Portuguesa recebe medalha de ouro da Rainha espanhola

Atualidade

Imagem de arquivo

José António Rodrigues

No ano em que se celebram os 150 anos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a delegação portuguesa da organização é galardoada com a Medalha de Ouro da congénere espanhola

Em ano de celebrações, as 187 sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho espalhadas pelo mundo estão de parabéns. Assim como os cerca de 13 milhões de voluntários ao serviço da instituição.

Em Portugal, há mais um motivo para festejar: a entrega da Medalha de Ouro da Cruz Vermelha Espanhola à delegação nacional.

A cerimónia realizou-se ontem, dia 8, em Málaga, e foi presidida pela Rainha Sofia de Espanha. 

"Face à crise económica e social que vivemos em Portugal, as carências humanitárias são muitas e atingem diversos grupos. Neste cenário, a Cruz Vermelha Portuguesa [CVP] tem vindo a procurar encontrar novos caminhos de esperança e oportunidades. E compromete-se a continuar a fazê-lo sempre, agora e no futuro", declarou o presidente da CVP, Luís Barbosa.

A génese da criação do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho surgiu com a edição do livro Recordação de Solferino, do suíço Henry Dunant. O autor sugeria que fossem criadas "sociedades voluntárias de socorro em tempo de guerra e um tratado internacional que protegesse as vítimas desses conflitos".