Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Cruz Vermelha Portuguesa recebe medalha de ouro da Rainha espanhola

Atualidade

  • 333

Imagem de arquivo

José António Rodrigues

No ano em que se celebram os 150 anos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a delegação portuguesa da organização é galardoada com a Medalha de Ouro da congénere espanhola

Em ano de celebrações, as 187 sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho espalhadas pelo mundo estão de parabéns. Assim como os cerca de 13 milhões de voluntários ao serviço da instituição.

Em Portugal, há mais um motivo para festejar: a entrega da Medalha de Ouro da Cruz Vermelha Espanhola à delegação nacional.

A cerimónia realizou-se ontem, dia 8, em Málaga, e foi presidida pela Rainha Sofia de Espanha. 

"Face à crise económica e social que vivemos em Portugal, as carências humanitárias são muitas e atingem diversos grupos. Neste cenário, a Cruz Vermelha Portuguesa [CVP] tem vindo a procurar encontrar novos caminhos de esperança e oportunidades. E compromete-se a continuar a fazê-lo sempre, agora e no futuro", declarou o presidente da CVP, Luís Barbosa.

A génese da criação do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho surgiu com a edição do livro Recordação de Solferino, do suíço Henry Dunant. O autor sugeria que fossem criadas "sociedades voluntárias de socorro em tempo de guerra e um tratado internacional que protegesse as vítimas desses conflitos".