Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Bombeiros da Guarda levam refeições a idosos isolados

Atualidade

  • 333

Imagem de arquivo

Marcos Borga

Foram entregues 25 refeições a idosos que ficaram isolados pela neve nas suas habitações no dia de ontem  

Segundo Paulo Sequeira, comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, a corporação foi solicitada para levar o almoço aos utentes de uma instituição particular de solidariedade social da cidade, que não tem viaturas adequadas para circular na neve.

"Fizemos a distribuição das refeições pelas habitações dos idosos que são apoiados pela instituição em regime domiciliário", disse o responsável.

Os voluntários também efetuaram "quatro ações de apoio à população em termos de transporte de pessoas para centros de saúde" e auxiliaram alguns condutores que ficaram com os seus veículos retidos na neve.

"Também temos registo de algumas situações de emergência pré-hospitalar devido a quedas" causadas pela neve e pelo gelo, disse.

Para responder às diversas solicitações originadas pelo mau tempo, a corporação mantém "15 homens em permanência no quartel", indicou o comandante.

Na cidade da Guarda nevou com alguma intensidade na tarde de ontem, situação que levou o serviço Municipal de Proteção Civil a fechar ao trânsito duas ruas de maior inclinação (Ribeiro Sanches e do Encontro), disse à agência Lusa o seu coordenador, Eduardo Matas.

"Andamos a atuar no terreno. Já pedimos a colaboração da Estradas de Portugal, que anda com um limpa-neves na VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda", disse.

O responsável indicou ainda que durante a tarde ocorreram "alguns estrangulamentos" rodoviários em "ruas de maior inclinação", devido ao piso escorregadio.