Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Ajuda a desempregados chega ao Oeste

Atualidade

  • 333

Foto de arquivo

Luís Barra

O centro da cidade de Caldas da Rainha vai ter um grupo informal para ajudar pessoas sem emprego a encontrar um novo posto de trabalho

No dia 10 de janeiro, pelas dez horas, uma junta de freguesia de Caldas da Rainha vai apresentar aos munícipes o Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE), que será dinamizado pela Associação Bússola e Quadrante, com o apoio do Instituto Padre António Vieira e da Fundação Montepio.

Na prática, este grupo funcionará de forma informal, juntando regularmente pessoas desempregadas, que partilharão contactos e experiências na procura ativa de trabalho. As reuniões terão 90 minutos, durarão nove meses e terão entre 6 e 10 participantes e dois animadores. A participação nestes encontros é gratuita, mas requer inscrição prévia, em www.gepe.pt ou através da Associação Bússola e Quadrante (911787276 ou  918596633).

O GEPE é um projeto piloto que começou por envolver 15 a 20 grupos repartidos por Lisboa, Porto e Coimbra, com 150 a 180 participantes. Neste momento, as bases estão a alargar-se e novas 'filiais' - como a de Caldas da Rainha ou a de Sesimbra - estão a ser criadas.

Na zona Oeste, Sofia Pedroso é a mulher que dará rosto ao projeto. Nada de novo para a especialista em coaching que começou, em abril de 2012, a ajudar desempregados da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo (dois deles já estão a trabalhar).