Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Ver o mundo pelos olhos de uma criança

Ano da Cidadania

  • 333

Ser Criança é uma nova secção, com a colaboração mensal da professora e investigadora Luísa Lobão Moniz, que alerta para os Direitos da Criança. Saiba mais aqui 

Pensamos que está na altura de criar um site em que o tema principal fosse a Criança

E porquê?

Porque, infelizmente, a sociedade, o governo só se lembram da Criança quando há uma crise económica, social, ou se alguma notícia de maus tratos invade as nossas casas através dos telejornais.

Ora sabemos que os maus tratos não são só frutos da crise.

A criança e a mãe são os elos mais fracos da família, basta abrir um jornal e vermos quantas notícias aparecem sobre violência dentro da família, levando demasiadas vezes à morte a mãe.

As crianças querem relacionar-se com a família de uma forma harmoniosa, com afecto e não com violência.

A Criança é muito receptiva aos comportamentos dos mais velhos, quando há violência em casa têm formas de se defenderem umas vezes exteriorizando raiva e agressividade, outras vezes culpabilizando-se pelo facto de o pai bater na mãe.

Quando a violência é dirigida directamente a Ela, pensa que se estão a bater é porque fez algo de errado e que é para o seu próprio bem, para aprender.

Quem ousa levantar a voz para dizer que uma criança é uma pessoa com direitos e com deveres como os adultos?

Este espaço pretende que se reflicta estas questões

A Criança é o espelho da sociedade que a cria, é triste que tenha que haver instituições para devolver a auto estima, a dignidade às nossas crianças.

Este espaço pretende criar um elo de pessoas que acreditem na Criança enquanto pessoa capaz de criar a sua própria vida. Pretende também levar o rumo que as pessoas entenderem ser melhor

Faço votos para que os leitores da Visão on line participem na Visão on line "SER CRIANÇA".

Duas linhas sobre Educação e a Criança já é a prova de que há muitas pessoas (e há) que se empenham na implementação dos DIREITOS da CRIANÇA.