Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VEJA O VÍDEO: Distinção para defensora dos Direitos Humanos na Sérvia

Ano da Cidadania

  • 333

Natasa Kandic é a Civil Rights Defender of the Year 

Em comunicado, é explicado que Natasa Kandic recebe este prémio devido à "sua garra e persistência no trabalho de documentar crimes de guerra e os mais sérios abusos aos direitos humanos na antiga Jugoslávia, e por apoiar nos julgamentos de crimes de Guerra através da disponibilização de evidências e testemunhas aos tribunais."

A documentação coligida pela Humanitarian Law Center, que fundou em 1992, sobre os crimes de guerra que aconteceram na Croácia, na Bósnia e Herzegovina foram fundamentais como material de provas e evidência nos casos levados ao Tribunal Criminal Internacional para a antiga Jugoslávia.

O trabalho de defesa dos direitos humanos de Natasa colocaram a sua vida em risco, mas a sua principal preocupação foi sempre com as vítimas dos crimes de guerra e não consigo.

"Aqueles que escolhem trabalhar pelos Direitos Humanos relacionados com guerras não podem ter medo. Eu nunca pensei sobre os riscos que vivia. Pensei sempre em mostrar a verdade sobre os crimes que foram cometidos e em procurar a condenação dos seus responsáveis. Não há espaço para o medo.", afirma. 

O prémio consiste numa estatueta e de um prémio de €50 000, que será dado à organização representada, para o apoio na continuação do seu trabalho pelos direitos humanos.