Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Quando os cidadãos se transformam em cientistas

Ano da Cidadania

  • 333

É capaz de identificar manchas solares? E células cancerosas? O projeto europeu Socientize precisa da ajuda dos cidadãos para produzir ciência

Através do computador ou do telemóvel, os cidadãos vão poder realizar milhares de tarefas científicas simples que serão, depois, validadas por especialistas.

O Socientize é uma iniciativa de ciência cidadã que reúne parceiros de Portugal, Espanha, Áustria e Brasil, financiado em 710 mil euros pela União Europeia.

O único projeto português integrado nesta experiência inovadora é o Sun4all, coordenado por João Fernandes, astrónomo do departamento de matemática da Universidade de Coimbra. O Arquivo de Observações Solares, do Observatório Astronómico de Coimbra, vai disponibilizar milhares de fotografias e pedir aos cidadãos que ajudem a identificar e a medir manchas solares.

Os alunos das escolas de Coimbra serão os primeiros 'cientistas' voluntários a colaborarem nesta missão, ao longo do ano letivo, mas outras escolas poderão juntar-se ao projeto através do site, que irá disponibilizar as ferramentas necessárias para medir as manchas solares. Aquela que conseguir tratar o maior número de fotografias será premiada.

Outros dos projetos científicos incluídos no Socientize incluem a análise de células, que pode ser feita através do telemóvel, ou a elaboração de mapas de temperatura das cidades.

Basta consultar o site do projeto e escolher a área que desperta maior interesse para entrar no mundo da ciência.