Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Jovens e cidadãos

Ano da Cidadania

  • 333

Em nome de uma maior consciêncialização dos nossos direitos e deveres

"Como a cidadania implica uma participação ativa, informada e responsável, os desafios são imensos". Se assim o pensou, melhor o fez a Rede Juvenil. 

Apoiada pelo Instituto de Apoio à Criança, é constituida por crianças e jovens entre os 9 e os 21 anos, e pretende contribuir para uma maior consciencialização dos jovens sobre os direitos e deveres do cidadão europeu.

Nas sessões de trabalho, foram já várias as reflexões sobre o que é 'Ser Cidadão':  

"Ser cidadão é... ter igualdade de direitos, respeitar o próximo, ter liberdade de agir e de se exprimir sem prejudicar o próximo, atuar na sociedade civilizadamente, ajudar o próximo e contribuir para a evolução da sociedade."

"Ser cidadão é ter direitos e deveres, é ter respeito pelos outros e ser respeitado, é ter privacidade e ter direito de escolha. É ser sociável e ter igualdade perante os outros, é cumprir regras e ter liberdade com limites. Para se ser cidadão tem que existir entreajuda."

"Ser cidadão é estar numa sociedade onde existem regras. Todo o cidadão tem o dever de cumprir essas regras mas também tem direitos e tem o dever de verificar se está a usufruir desses direitos..."