Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

INEM homenageia cidadãos exemplares

Ano da Cidadania

  • 333

João Paulo e Gabriela foram decisivos para salvar a vida do seu neto

João Paulo e Gabriela são exemplos a seguir. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) homenageou-os esta quinta-feira, 23, com uma medalha e o título de "Cidadão Exemplar" por terem colaborado exemplarmente com a operadora do INEM na chamada de socorro que fizeram para salvar o neto Afonso. No site do INEM, em www.inem.pt, pode ouvir a chamada de socorro que permitiu que mais uma vida fosse salva. 

O caso ocorreu em dezembro de 2012 quando, a meio da noite, Gabriela encontrou o seu neto pálido, sem reação e sem respirar. Perante esta situação os avós do Afonso não hesitaram um segundo: ligaram 112. Assim que foi identificada a situação, a operadora do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, Regina Ferro, orientou os contactantes para que realizassem alguns gestos que se revelaram fundamentais para salvar a vida do bebé. Bastaram gestos simples para fazer desta história um exemplo a seguir!  

A iniciativa do INEM "Cidadão Exemplar" quer dar a conhecer bons exemplos de atuação por parte de cidadãos na ativação do sistema de Emergência Médica. Pretende-se reforçar a consciência para aquela que é uma realidade no funcionamento do sistema de emergência médica em Portugal e em qualquer parte do Mundo: é o cidadão que desempenha um dos papéis mais importantes na chamada cadeia de sobrevivência, ou seja, a sequência de várias etapas até que uma vítima de acidente ou doença súbita receba a assistência necessária.