Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Escolas amigas da liberdade de expressão

Ano da Cidadania

  • 333

Teresa Calçada, a responsável da Rede de Bibliotecas Escolares, acolheu a iniciativa da SIC Esperança

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e também do Secundário podem concorrer ao concurso promovido pela SIC Esperança em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares  

A Cidadania é o tema anual da SIC Esperança - daí ter surgido a ideia de lançar um projeto intitulado "Liberdade de Expressão e Redes Sociais", basicamente um concurso para alunos com idade igual ou superior a 13 anos, com o objetivo de suscitar a reflexão e o debate sobre a importância da liberdade de expressão  e ainda sobre o contributo das redes digitais no acesso à informação.

É um projeto que tem como base o documentário sobre a censura "Lápis Azul", de Rafael Antunes e que desafia os alunos a conteúdos originais - textos, vídeos, podcast, fotografias, desenhos ou animações - e enviar os seus trabalhos até ao dia 22 de novembro.

A iniciativa foi lançada na Escola Secundária de Miraflores, em Algés, e contou com a presença de Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares; Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança;  Isabel Alçada, escritora que integrará o júri do projeto; e, ainda, do jornalista Ricardo Costa.

Perante a jovem plateia de alunos do 8º e 12º anos, os oradores  lembraram que, em Portugal, a liberdade de expressão foi um direito adquirido há algumas décadas, quando, no pós 25 de abril,  se fez a transição de um regime político autoritário para a democracia.

Sublinharam, igualmente, a necessidade de um uso seguro e responsável da liberdade de expressão, um dos objetivos que este projeto quer incentivar.