Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Ajude a escolher o que quer mudar no mundo

Ano da Cidadania

  • 333

O secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, com os voluntários da iniciativa My World

A iniciativa é da ONU e chama-se My World. Pode votar nas opções disponibilizadas ou sugerir outras prioridades. "Conte-nos sobre o mundo que quer. Levante a sua voz!", apela a organização no site do projecto.

Muitas são as ocasiões em que gostaríamos que a nossa opinião tivesse maior peso nos rumos do mundo e na sua transformação num lugar melhor. Agora, uma nova iniciativa da ONU permite a cada um de nós dizer o que é mais importante mudar. As prioridades mais votadas serão, depois, debatidas pelos líderes internacionais aquando da definição da agenda global.

A iniciativa chama-se My World" (O Meu Mundo, em português) e basicamente trata-se de uma pesquisa a nível mundial que convida os indivíduos a escolher quais são, entre 16 hipóteses possíveis, as questões que podem fazer uma maior diferença nas suas vidas e que mais precisam de receber a atenção dos governos de todo o planeta.

Entre as opções a votos estão, por exemplo, a existência de maior honestidade na governação, o "acesso a alimentos de qualidade", a "igualdade entre homens e mulheres", a "eliminação do preconceito e da discriminação", a "proteção a florestas, rios e oceanos", o "combate às alterações climáticas", a "melhoria dos serviços de saúde" ou uma "educação de qualidade".

Além de poderem votar nas opções disponibilizadas, os participantes podem ainda sugerir uma prioridade que considerem particularmente importante, uma possibilidade que, segundo a ONU, tem como objetivo "capturar os temas recorrentes que podem ter sido perdidos" numa primeira análise.

Até 2015, a ONU vai procurar "envolver o maior número de pessoas e países possíveis", "cidadãos de todas as idades, géneros e origens e, particularmente, pessoas com baixos rendimentos e comunidades marginalizadas do mundo".

 Saiba mais em www.myworld2015.org