Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Solidariedade em dezembro

Agenda

  • 333

Confira onde e como pode ser solidário, ainda em 2012

Dezembro é tempo de dar e receber, de fazer voluntariado, de dispensar roupas velhas, de oferecer alimentos e artigos de higiene, de entregar calçadeiras, andarilhos e ajudas técnicas que possam ser utilizadas por quem precisa. Saiba onde

Lisboa: 1 

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Carris vai realizar uma recolha de alimentos para distribuir pelos trabalhadores da empresa. De acordo com o CT existem cerca de 300 trabalhadores a necessitar de ajuda devido ao não pagamento dos subsídios de natal e de férias e da perda de vários prémios. Os motoristas terão perdido, em média, entre 380 e 400 euros mensais.

A recolha será feita na Estação de Santo Amaro, Oeiras, entre as 8h e as 12h.  

Loulé: 1 a 5 

Durante cinco dias, das 10h às 18h, o Convento de Santo António, em Loulé, receberá uma exposição de presépios. As receitas desta iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e da Câmara Municipal de Loulé reverterão a favor da Associação Existir, apadrinhada pela primeira-dama, Maria Cavaco Silva.

Loures: 1 e 8

Às 21 horas, a capela do Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho, vai receber dois momentos musicais integrados na iniciativa "Uma Noite no Museu": uma atuação do Coro da Universidade Nova de Lisboa, sob a direção do maestro João Valeriano, e outra do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido pela maestrina Erica Mandillo. Os concertos são gratuitos e solidários, o que significa que cada pessoa da assistência deve colaborar com um bem alimentar não perecível, que será posteriormente distribuído a quem precisa através das lojas solidárias de Loures.

Faro: 1 a 11

Para ajudar o Centro de Apoio Integrado a Crianças "A Gaivota", em Tavira, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vai levar a cabo uma ação natalícia de recolha de bens. A entrega poderá ser efetuada em Faro, junto à árvore de Natal da Escola de Hotelaria, no Largo de São Francisco. "A Gaivota" acolhe 25 crianças até aos 12 anos, por um período máximo de seis meses. 

Montalegre: 1 a 15 

"Ser+" é a iniciativa de solidariedade lançada pela biblioteca municipal de Montalegre que apela à comunidade local para doar livros de histórias, filmes, jogos e brinquedos. Os materiais serão depois distribuídos por crianças da região. As ofertas podem ser depositadas na biblioteca e no pólo do Ecomuseu do Barroso.

Lisboa: de 1 a 22 

O Restaurante Entra, na Rua do Açúcar, lembrou-se de abrir as suas portas a uma causa solidária. Vai daí, tornou o seu espaço de refeições num espaço que também servirá para recolher/angariar roupas em bom estado para a Comunidade Vida e Paz. A iniciativa decorre de 1 a 22 de dezembro. "Vamos estar atentos a oportunidades de participação social. Queremos avançar com três ou quatro ações destas por ano", diz o Chef Pedro Marques, do restaurante lisboeta.  

Sesimbra: 5 a 15 

As bibliotecas municipais do concelho de Sesimbra, as igrejas, algumas escolas e centros de saúde, os grupos desportivos, as juntas de freguesia, as associações culturais e os bombeiros voluntários da região vão receber, a partir de 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, bens de primeira necessidade para posteriormente serem distribuídos por famílias carenciadas e instituições sociais. Entre as necessidades mais urgentes estão: azeite, enlatados, leite, conservas, fraldas, bacalhau, óleo, cereais, massas, arroz, bolachas, açúcar, farinha e produtos de higiene. Também são precisos voluntários para ajudar a distribuir os donativos (inscrições através da Câmara Municipal ou da Bolsa Local de Voluntariado).

Lisboa: Todo o mês

O Banco de Ajudas Técnicas da Lapa, uma freguesia de Lisboa, lança, no início de dezembro, uma campanha de recolha de equipamentos como: fraldas, cadeiras de rodas, andarilhos, bengalas, canadianas, dispositivos para calçar meias, calçadeiras, ganchos para abotoar e assentos de sanitas. Os equipamentos serão entregues a pessoas em situação de dependência e com dificuldade de mobilidade, devidamente identificadas na zona do bairro da Lapa. Entregas na Academia Sénior da Lapa, das 10h às 16h (Rua das Trinas, 131).

Portugal: Todo o mês

Durante o mês de dezembro, a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) vai promover uma campanha de angariação de fundos chamada: "1% contra o cancro". A ideia é chegar aos 15 mil euros, verba de que a associação precisa para continuar a disponibilizar serviços gratuitos aos doentes oncológicos mais carenciados. Para isso, a UHDC pede aos cidadãos (aos que o recebem e aos que podem dar) que doem 1% do seu subsídio de Natal, através de uma contasolidária no Banco Montepio.