Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Café com Alzheimer

Agenda

  • 333

Lucília Monteiro

Em Oliveira de Azeméis, a pretexto de um café, pode conhecer-se melhor a doença que atinge quase 100 mil portugueses

Depois de Oeiras, Matosinhos, Coimbra e Funchal, que na manhã do último domingo aderiram à caminhada solidária da Alzheimer Portugal, é a vez da Ilha Terceira ter o seu Passeio da Memória. O encontro começa às três da tarde de dia 30 de setembro, domingo, e decorre na marginal da Praia da Vitória.

Com o objetivo de informar e consciencializar toda a população para os sinais de alerta da doença, a iniciativa está inserida no Ano Europeu do Envelhecimento e da Solidariedade entre Gerações, assinalado em 2012, mas teve o seu início em 2011, em Oeiras, com a primeira caminhada de seis quilómetros.

Esta mesma doença estará no centro de um evento, organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e pela Universidade de Aveiro, marcado para dia 27, pelas 17 horas, na Biblioteca Ferreira de Castro. O Uart Café Alzheimer, assim se designa o encontro, foi criado para funcionar como espaço de apoio, convívio e informação para os familiares de pessoas com esta e outras demências.

Durante as duas horas que dura a iniciativa será possível degustar café (estudos recentes apontam para o papel que a cafeína pode ter na prevenção da doença), tirar partido de algumas obras de arte e, ao mesmo tempo, partilhar experiências.