Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Simran vai contar-nos como foi sobreviver ao terramoto no Nepal

VISÃO Solidária

  • 333

Atualmente, os membros da associação Obrigado Portugal aguardam o fim das monções para iniciarem a construção da Our Dream Village, um projeto avaliado em €4,5 milhões que exige um grande esforço de angariação de fundos, para o qual o livro A Aldeia da Esperança irá contribuir

Obrigado Portugal

Os fundadores da associação Obrigado Portugal, que está a ajudar a reconstruir o Nepal, vão lançar um livro infantil em que a narradora é Simran, uma menina nepalesa que conheceram no terreno. O livro irá ajudar a financiar os projetos da associação

Lourenço Macedo Santos, Pedro Queirós e Maria da Paz Braga ajudaram a construir o Campo Esperança, no Nepal, para albergar 350 desalojados provocados pelo terramoto que abalou o país a 25 de abril do ano passado.

Agora, está na hora de voltarem à palavra "esperança" com o lançamento de A Aldeia da Esperança, um livro infantil que conta a história de Simran, uma menina nepalesa que se preparava para ir à escola quando a terra tremeu.

O livro inclui desenhos de crianças nepalesas feitos especialmente para os portugueses

O livro inclui desenhos de crianças nepalesas feitos especialmente para os portugueses

A sua casa acabaria por ficar completamente destruída e Simran acabaria por se cruzar com os portugueses Lourenço Macedo Santos, Pedro Queirós que estavam no Nepal na altura do terramoto e acabaram por cancelar a viagem de regresso para ficarem a ajudar os nepaleses, tornando-se em verdadeiros heróis acidentais.

Com a ajuda da arquiteta Maria da Paz Braga, que se juntou mais tarde à dupla, desenvolveram o Projeto Saudade, uma aldeia com 22 casas, além do já referido Campo Esperança.

Atualmente, aguardam o fim das monções para iniciarem a construção da Our Dream Village (a nossa aldeia de sonho), com 222 casas, escola e centro de saúde. Um projeto avaliado em €4,5 milhões que exige um grande esforço de angariação de fundos, para o qual o livro A Aldeia da Esperança irá contribuir.

A história segue Simran no seu percurso pela destruição do seu bairro, a chegada de voluntários e o renascer da esperança.

Também são ensinadas regras a seguir em caso de terramoto e curiosidades acerca do Nepal aos leitores.

O livro inclui, ainda, desenhos de crianças nepalesas feitos especialmente para os portugueses, mas as ilustrações da história estão a cargo de Pedro Benvindo.

Recorde a história do movimento Obrigado Portugal e como estava o país um ano depois do terramoto.

O lançamento do livro será na quarta-feira, dia 21 de setembro, às 18h30, na livraria Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Fernando Pinto Amaral.

As receitas angariadas ajudarão a financiar os projetos da associação Obrigado Portugal.