Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Figuras de Alfama estão impressas nas paredes do bairro

Por um Bairro Melhor

  • 333

A fotógrafa britânica Camila Watson, residente em Lisboa, fotografou vinte residentes emblemáticos do bairro de Alfama e imprimiu os seus retratos nas paredes do bairro. Veja o mapa das fotos

O mapa indica a localização dos retratos tirados por Camilla Watson

O mapa indica a localização dos retratos tirados por Camilla Watson

Firmino é uma das figuras do bairro retratadas por Camilla Watson

Firmino é uma das figuras do bairro retratadas por Camilla Watson

Camilla Watson

A Mouraria, o bairro onde a britânica Camilla Watson vive há uma década, já tinha sido alvo de um projeto semelhante e, agora, chegou a vez de outro bairro típico lisboeta: Alfama.

A Bélita (Maria Isabel Pereira) do Largo do Chafariz de Dentro ou a Tininha, fadista do Beco do Guedes, são duas das vinte figuras do bairro que a fotógrafa captou e fixou em calcário. As imagens foram, depois, afixadas nas paredes de vários edifícios de Alfama.

Camilla Watson passou por Lisboa quando regressava de uma viagem a São Tomé e Príncipe ao serviço da Unicef. A multiculturalidade da Mouraria e a simpatia das pessoas foi o que a atraiu.

Em pouco tempo começou a tirar fotografias aos moradores e a imprimi-las em contraplacado. As imagens a preto e branco estão espalhadas pelas ruas do bairro e, agora, também Alfama tem a sua gente homenageada nas paredes do bairro.