Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Há um quiosque que oferece saúde em Benfica

Por um Bairro Melhor

  • 333

A expansão da rede de Quiosques da Saúde na cidade de Lisboa começou com a inauguração do equipamento de São Domingos de Benfica, mas já está previsto um outro para a freguesia de Alvalade, em novembro.

DR

A Associação Conversa Amiga inaugurou um novo Quiosque da Saúde em São Domingos de Benfica, em Lisboa. A população dos bairros da freguesia que recorrer ao quiosque terá acesso a cuidados de saúde primários a "preços simbólicos"

Lusa (com VM)

“Havia aqui uma necessidade de complementar uma oferta nesta área e, em particular, facilitar também o acesso” aos cuidados de saúde primários, afirmou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso, acrescentando que o equipamento vai também servir para ”prevenir o isolamento e a exclusão social” das pessoas idosas e fragilizadas.

Segundo o autarca, o Quiosque da Saúde funciona de terça a sexta-feira, entre as 14h e as 18h, e as consultas, nomeadamente tratamentos de enfermagem, avaliação de tensão arterial, colesterol e glicemia, vão ter “um preço simbólico”.

O Quiosque de São Domingos de Benfica está instalado na estrada da Luz, entre o cruzamento com a rua Soeiros, situando-se perto do bairro social Dona Leonor, pelo que, apesar de o equipamento ser destinado a toda a população, tem com principal enfoque as “pessoas que mais dificuldades têm para ter acesso à saúde”.

Idealizado pela Associação Conversa Amiga (ACA), o projeto Quiosque da Saúde começou na zona de Olaias, em Lisboa, com a instalação de um equipamento em novembro de 2014, e cresceu com a criação de uma banca na freguesia de Pegões, no concelho do Montijo (distrito de Setúbal), em novembro de 2015, e com a colocação de um equipamento na freguesia lisboeta de Alcântara, no final de janeiro deste ano.

Os três equipamentos já proporcionaram um total de perto de três mil consultas, disse à agência Lusa o presidente da ACA, Duarte Paiva, considerando que “é um balanço bastante positivo”, tendo em conta que o projeto Quiosque da Saúde “começou do zero, sem referências, não é um projeto replicado ou copiado”.

A expansão da rede de Quiosques da Saúde na cidade de Lisboa começou com a inauguração do equipamento de São Domingos de Benfica, mas já está previsto um outro para a freguesia de Alvalade, em novembro.

O custo da aplicação de um equipamento é de “cerca de 10 mil euros”, ficando as juntas de freguesia responsáveis por 40%. Os restantes 60% são suportados pela ACA, através das parcerias estabelecidas, nomeadamente com a Fundação PT e a Tecnifar, e com a contribuição dos utentes.

Por um bairro melhor é a iniciativa que une a VISÃO, SIC Esperança e a Comunidade EDP em busca dos vizinhos mais ativos do País. Participe, dê ideias, contribua. Tudo por um bairro melhor.