Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Um festival de todos para todos

Por um Bairro Melhor

  • 333

Um dos principais destaques desta edição é o Piknik Horrifik, da Companhia Laika (Bélgica), um espetáculo com jantar incluído

DR

O Festival Todos vai invadir a Colina de Santana, em Lisboa, e agitar a comunidade com música, teatro, dança, poesia e muitas outras atividades, sempre com um toque multicultural

O Festival Todos, que se realiza entre os dias 8 a 11 de setembro, é uma forma original de conhecer a Colina de Santana, em Lisboa.

“Queremos surpreender quem mora e trabalha no bairro. Vamos começar a desenvolver a relação dos imigrantes de primeira ou de segunda geração, que moram na Grande Lisboa, com o festival. Eles não têm de ser só os artistas, queremos que sejam cúmplices da plateia multicultural”, afirmou Miguel Abreu, diretor do Todos, à VISÃO Se7e.

O tema da edição deste ano é "Surpreender o Quotidiano”. Do projeto faz parte a permanência de três anos em cada território. Antes da Colina de Santan, o Todos passou pelo Intendente, Martim Moniz e Poço dos Negros.

Um dos principais destaques desta edição é o Piknik Horrifik, da Companhia Laika (Bélgica), um espetáculo com jantar incluído (8-11 set 20h, Antigo Quartel GNR, Lg. Cabeço da Bola). Trata-se de um banquete teatral inspirado no quadro O Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch.

Uma das novidades desta oitava edição são as atuações ao ar livre, nos jardins do Torel e do Campo Santana, com destaque para dois concertos de composições de fusão, estreias absolutas em Portugal. N3rdistan (10 set, sáb 22h30, Jardim do Torel) junta música do mundo, centrada na poesia árabe, tocada por músicos franco-marroquinos com instrumentos africanos como kora e flauta peul. Já Violons Barbares (11 set, dom 18h, Capela do Hospital dos Capuchos) mistura música francesa antiga trabalhada com sons da Mongólia e música tradicional da Bulgária. Produzida pelo Largo Residências, a Orquestra Latinidade (8 set, qui 22h30, Jardim do Torel), composta por músicos de várias nacionalidades que moram em Portugal, estreia-se no Todos.

Na gastronomia vão juntar-se cozinheiros amadores da China, Nepal, Paquistão, Índia, Bangladesh, Cabo Verde e Angola nas Cozinhas Paraíso (9-11 set, sex, dom 19h-21h, 21h30-23h30, sáb 19h-21h).

A programação completa está disponível aqui.