Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Como foram as Conferências do Estoril em 2017

Conferências do Estoril

JORGE MARTIN

Veja o video com um resumo da quinta edição das Conferências do Estoril, em que Edward Snowden foi um dos oradores em destaque

Foi na quinta edição das Conferências do Estoril que foi escolhido um desafio global único: as migrações. A partir de uma temática e de um enquadramento científico, foi construído um programa e convidados oradores com experiência e conhecimento relevantes acerca do tema. O objetivo foi afastar as Conferências do Estoril dos perigos de uma generalização não só programática, como de interesse público.

Presentes estiveram nomes sonantes: Anja Ringreen Lovén (ativista), Antonio Di Pietro (político e procurador), Baltasar Garzón (juiz), Edward Snowden (ativista), Fareeda Khalaf (ativista), Madeleine Albright (64ª Secretária de Estado dos EUA), Nigel Farage (ex-líder do UKIP), Sérgio Moro (juiz federal), e William Lacy Swing (Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações) foram alguns dos nomes presentes. E a estes juntaram-se ainda cinco prémios Nobel numa única edição das Conferências do Estoril (Bernard Kouchner, Jody Williams, José Ramos-Horta, Joseph Stiglitz, Rajendra Pachauri).

As surpresas não se ficaram por aqui. O Papa Francisco enviou uma mensagem dirigida a todo o público e, pela primeira vez, esteve presente numa edição das Conferências do Estoril o Presidente da República Portuguesa (Marcelo Rebelo de Sousa).

Veja o video do último dia desta quinta edição.

Conferências do Estoril 2019

Depois de se ter já discutido a relação entre o global e o local ao longo das primeiras quatro edições e as migrações em 2017, este ano, o tema em debate este ano - de 27 a 29 de maio - será a justiça. “Repensar o conceito de justiça implica adaptar categorias morais tradicionais a um mundo cada vez mais alargado, plural, complexo e rico. Implica focarmo-nos nos direitos inalienáveis e em deveres vinculativos, não só entre indivíduos como também entre Estados”, pode ler-se na apresentação do programa.

Conheça aqui todos os oradores já divulgados das Conferências do Estoril 2019

Os bilhetes oscilam entre os 10 euros e os 100 euros e já estão disponíveis para compra online.