Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mil ideias por um bairro melhor

Todos Queremos Um Bairro Melhor

Desenvolver e melhorar os nossos bairros, aumentando dessa forma a qualidade de vida de todos nós, é o grande objetivo do projeto Todos Queremos um Bairro Melhor. 

Projeto VISÃO - Comunidade EDP

Desenvolver e melhorar os nossos bairros, aumentando dessa forma a qualidade de vida de todos nós, é o grande objetivo do projeto Todos Queremos um Bairro Melhor. Uma iniciativa conjunta da VISÃO e da Comunidade EDP, com o alto patrocínio da Presidência da República, que apela à participação de todos os leitores e pretende colocar os bairros portugueses na nova corrente global do desenvolvimento local. Um desenvolvimento feito à escala humana, de baixo para cima, recuperando os valores universais que se perderam, divulgando as experiências e vivências que são exemplares e podem ser replicadas, recriando a "personalidade" única que cada bairro tem, que os distingue de todos os outros, e que são a sua grande riqueza.

Do nosso lado, vamos ouvir especialistas em urbanismo e desenvolvimento local, técnicos e dirigentes que trabalham em câmaras municipais e em juntas de freguesia, gente que participa em associações de moradores ou de comerciantes, cidadãos individuais que lançaram projetos que aumentam a qualidade de vida dos seus bairros ou que têm ideias para o fazer. Vamos contar histórias dos bairros das grandes e pequenas cidades, das vilas, aldeias ou lugares onde exista um caso interessante que vale a pena mostrar. Como vamos também contar histórias de outros pontos do mundo, porque uma boa ideia encontrada no outro lado do planeta pode resolver um problema de uma qualquer comunidade local portuguesa.

Vamos estar com este projeto na revista, nos sites da VISÃO e da Comunidade EDP e nas redes sociais. Temos 35 mil euros para premiar as melhores ideias e vamos também publicá-las, para que toda a gente as conheça. E vamos, ainda, na fase final deste projeto, promover uma conferência para debater o futuro dos bairros e a importância que eles podem ter na nossa qualidade de vida e na organização do tecido social.

Este é um projeto aberto a todos, pensado nas pessoas, nos vizinhos, nas comunidades pequenas e grandes. Está, por isso, desde já, convidado a contar-nos as boas histórias que conhece e a contribuir com uma ideia para melhorar o seu e os nossos bairros. Vá a Todos Queremos um Bairro Melhor, em comunidade.edp.pt, e registe a sua ideia.