Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Estatuto editorial do Jornal de Letras

Informação Permanente

1. O JL é um jornal quinzenal, de informação geral na área da cultura e da língua portuguesa, em particular nos domínios da literatura, das artes e do pensamento.
2. O JL pretende valorizar todas as formas de criação e os próprios criadores, quer dando-lhes voz, quer estudando e/ou divulgando as suas obras.
3. O JL privilegia a cultura e a língua portuguesas, assim como a cultura dos países do nosso idioma comum, os chamados países lusófonos.
4. O JL tem como um dos seus objetivos promover os contactos e a aproximação entre todos estes países, assumindo-se como defensor de uma Comunidade de Países e Povos de Língua Portuguesa interveniente e dinâmica.
5. O JL quer também dar a maior atenção possível aos portugueses e lusófilos espalhados pelo mundo, cuja ação tem sido muitas vezes fundamental para a defesa e projeção da nossa cultura.
6. O JL recusa quaisquer formas de elitismo e visa compatibilizar a qualidade com a divulgação, para levar a cultura ao maior número possível de pessoas.
7. O JL defende todas as liberdades, em particular as de informação, expressão e criação; é independente de quaisquer forças económicas e políticas, grupos, lóbis, orientações, mesmo estéticas; e pretende contribuir para uma visão humanista do mundo, para a capacidade de diálogo e o espírito crítico dos seus leitores.