O El Mundo escreve "Manuela Ferreira Leite: Portugal não é um província de Espanha", explicando que durante o debate a candidata social-democrata assegurou que suspenderá a construção a linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid caso ganhe as eleições.

"Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa, estou a defender os interesses de Portugal, que não é uma província de Espanha", cita o jornal, adiantando que a líder do PSD esteve "exaltada" no debate.

 

O ministro do Fomento espanhol, José Blanco, por seu lado, manifestou-se preocupado pelo debate eleitoral em Portugal em torno do TGV e a possibilidade da paralisação do projecto transfronteiriço, como defende o PSD.

Em entrevista à EFE, Blanco considera que o debate neste momento é preocupante, porque se trata de parar os corredores de alta velocidade entre Lisboa e Badjoz e Porto e Vigo que, a ocorrer, teria que se tentar superar.

Os dois corredores, vincou Branco, são particularmente importantes porque representam "integrar verdadeiramente a Península Ibérica".