Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Investimento imobiliário cai mil milhões de euros

Imobiliário

2019 deverá fechar com cerca de dois mil milhões de euros investidos em escritórios, retalho ou hotelaria. No ano passado foi ultrapassada a barreira dos três mil milhões

Marisa Antunes

O investimento em imobiliário comercial vai sofrer uma queda este ano em comparação aos valores registados no ano passado em que se bateu o recorde na capacidade de atração do país. Segundo a consultora Worx, o investimento comercial no mercado português já ultrapassou este ano os 1,5 mil milhões de euros, "estimando-se que o ano corrente feche em cerca de 2 mil milhões de euros". O ano passado o investimento atingiu os 3,1 mil milhões de euros.

Refere a consultora em comunicado que "este decréscimo poderá consolidar o amadurecimento do mercado". Já quanto à origem do capital, não há muitas novidades em relação ao ano passado: os estrangeiros continuam a dominar absorvendo quase 90% do investimento aplicado, "sendo que os Estados Unidos, a Alemanha e a França compõem o pódio dos países com maior volume de investimento", adianta a Worx.

Entre os negócios mais sonantes neste último trimestre está a compra do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park pela francesa FREY, à Iberia Coop por cerca de €180 milhões de euros, para um total de aproximadamente 60.000 m² de espaço de comércio entre os dois centros.

Recorde-se que estes são os dois primeiros ativos da Frey em Portugal que os comprou ao fundo Iberia Coop, uma parceria das empresas CBRE Global Investment Partners e Sonae Sierra.