Leia a REPORTAGEM PREMIADA e veja a GALERIA DE FOTOS:

Gonçalo Cadilhe, jornalista da Visão Vida & Viagens desde o seu primeiro número, foi o grande vencedor deste "1º Prémio 2011 de Jornalismo de Viagens", promovido pelo Clube de Jornalistas e pela Halcon Viagens. O trabalho Navegar o Mekong foi publicado em Dezembro de 2011, na edição número 38 da Visão Vida & Viagens.

O júri reuniu-se - Fernanda Bizarro (Clube de Jornalistas), Ribeiro Cardoso (CJ), Salvador Alves Dias (Associação Portuguesa de Jornalistas de Turismo) e José Luís Cavalheiro (Halcon Viagens) - e, a 11 de Abril, escolheu o trabalho jornalístico que melhor promove "o papel que o turismo pode representar no desenvolvimento cultural e social das pessoas".

Em comunicado, a organização justifica a escolha: "O 1º Prémio foi atribuído a Gonçalo Cadilhe, da Visão Vidas & Viagens, pela consistência e maturidade da sua reportagem "Navegar o Mekong" que nos leva a viajar por um dos maiores rios do mundo: o Mekong, onde não há um serviço regular de turistas, nem mesmo de passageiros. Do Planalto do Tibete até ao Vietname, no Sudeste Asiático, percorremos a província chinesa de Yunnan, a Tailândia, o Laos e o Camboja. Um rio poderoso e intenso como os lugares e as gentes que nos deu a conhecer."

Uma menção honrosa foi ainda atribuída ao trabalho "Tallin - Loira, Culta e Atrevida", de João Lopes Marques, da revista Rotas & Destinos.

Os vencedores receberão, respetivamente, 3.500 euros e 1.500 euros, para utilizarem, claro está, numa viagem à escolha.