Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"Perigo de Explosão"

Espiral do Tempo

  • 333

Qual o resultado que poderemos esperar de um autêntico 'potpourri' relojoeiro que mistura a fórmula molecular da nitroglicerina, um motor revolucionário inventado na primeira metade do século XX e um grupo dos melhores talentos independentes no campo da relojoaria? Acompanhe-nos enquanto dissecamos a génese e o primeiro resultado desta experiência sui generis.

www.espiraldotempo.com

 

A Fórmula



Muitas das reações químicas mais reativas, e por consequência interessantes para quem as manipula, derivam diretamente da combinação de ingredientes aparentemente inócuos e estáveis. A fórmula C3 H5 N3 O9 - três átomos de carbono, cinco de hidrogénio, três de nitrogénio e nove de oxigénio - foi descoberta em 1847 pelo Italiano Ascanio Sobrero, que rapidamente partilhou a instável invenção com o seu amigo Alfred Bernhard Nobel.



??Ao adicionar à fórmula materiais porosos e absorventes para lhes conferir uma maior estabilidade, Nobel produziu uma massa moldável que batizou de dinamite.



Mais tarde, e para se redimir da utilização bélica dada à sua invenção, Alfred utilizou a sua imensa fortuna para a criação de uma fundação com o seu nome que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da humanidade.



??A história ilustra bem a reação em cadeia que a conjugação de certos elementos químicos pode desencadear, mas também o resultado inesperado que a associação de determinados talentos criativos e ideias geniais pode dar origem. É o caso da C3H5N3O9, que agora se estreia.



O Grupo



Esta introdução histórica permite compreender que a fórmula molecular da nitroglicerina pode representar, também, uma experiência relojoeira inédita que, apesar de tudo, não nega a sua vertente comercial ao disponibilizar os seus resultados a um público sedento de conceitos alternativos no domínio da medição e indicação do tempo.

?

A reação em cadeia despoletada por este projeto teve início durante um agradável almoço, num terraço de Genebra no verão de 2008. A dupla fundadora da Urwerk, Martin Frei e Felix Baumgartner, tinha desenvolvido um conceito que incluía indicações inéditas inspiradas pela arquitetura do extraordinário motor Wankel. O construtor da Urwerk Cyrano Devanthey estava disponível para desenvolver e produzir um movimento baseado neste conceito. Maximilian Busser e Serge Kriknoff da MB&F aceitaram o desafio e associaram-se ao designer independente Eric Giroud para que concebesse a caixa do modelo.



Da reação em cadeia iniciada neste almoço nascia, quatro anos depois, a plataforma criativa C3H5N3O9 e a sua primeira experiência, o ZR012. O conceito, destinado a ser uma plataforma de experimentação para novas ideias e criações, libertava-se, assim, das limitações impostas por uma marca de luxo tradicional apresentando-se agora como um conceito criativo inovador.

Saiba mais sobre a plataforma criativa relojoeira C3H5N3O9 no site da Espiral do Tempo