Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Uma cidade que bate recordes

A Ásia no Horizonte

Com 24 milhões de habitantes, Xangai é a cidade mais populosa da China, o maior país da Ásia e o mais populoso do mundo. Em 2017, recebeu 6.6 milhões de visitantes internacionais.

TiN Brand Studio

Clima
Graças à sua localização geográfica e proximidade com o mar, Xangai tem um clima temperado a húmido. A temperatura média situa-se nos 17ºC. Em Julho, a temperatura máxima média atinge os 27ºC, e em Janeiro registam-se as temperaturas mais baixas, perto dos 3ºC. Xangai é uma cidade bastante pluviosa: chove durante um terço do ano. A estação das chuvas atinge o seu pico em Junho, e Julho e Agosto são os meses mais quentes, com chuvas de verão. A melhor altura para visitar a cidade é na primavera, de Março a Maio, e também no outono, de Outubro a Novembro.

ANTHONY WALLACE

Onde ficar
O cúmulo do luxo em Xangai é o hotel Peninsula, um ambiente clássico e sofisticado com todo o conforto dos dias de hoje. Foi eleito o melhor hotel da cidade em 2017 e há fortes razões para continuar no topo. Para além do cenário de sonho, e do charme do encontro entre art deco e tecnologia de última geração, o Peninsula tem não um, mas dois restaurantes com estrelas Michelin. Também pode orgulhar-se de servir um dos melhores pequenos-almoços da cidade (ideal para uma reunião de negócios informal, com ovos Benedict ou crepes recheados com pato, para seguir a tradição local) e certamente o melhor chá das 5 de Xangai. Mesmo que não fique aqui hospedado, não deixe de o visitar.

Shingo Tosha/AFLO

O que provar
Nos últimos anos, a oferta gastronómica da cidade tem-se multiplicado com uma oferta variadíssima de restaurantes oferecendo diferentes tipos de experiências. Existem opções para todos os gostos, desde o Jian Guo 328, o lugar ideal para provar a autêntica cozinha local (do tofu fermentado aos estaladiços salteados de carne) ao conhecido M on the Bund, uma instituição de Xangai e um dos primeiros restaurantes a abrir no Bund. Na margem do rio, num edifício art deco, com um ambiente vintage e uma carta eclética e internacional. Se tiver pouco tempo entre reuniões e quiser experimentar o verdadeiro sabor da cidade, não deixe de provar o tradicional e nutritivo Xiaolongbao, uma combinação de finíssimos raviólis chineses recheados com carne de porco ou caranguejo, servidos numa deliciosa sopa com vegetais. Para descobrir nos restaurantes asiáticos ou em qualquer street food local.