Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Business Etiquette

A Ásia no Horizonte

Os verdadeiros "negócios da China" envolvem sabedoria. Ficam aqui algumas dicas para saber comportar-se como um local à mesa das negociações.

TiN Brand Studio

Os chineses têm uma forma formal de encarar as relações de negócios, apesar de fazerem reuniões ao jantar (ou ao karaoke). Prepare-se para fechar negócios à mesa, depois de um longo jantar em que terá de provar todos os pratos, mesmo que não saiba o que são.
Em Xangai, para causar boa impressão terá de se vestir formalmente, de maneira conservadora. Igualmente importante é respeitar as hierarquias (a entrada numa sala faz-se por ordem de senioridade: o líder é o primeiro a entrar). Os apertos de mão na China são menos fortes e mais curtos que na Europa e o contato visual deve ser breve.
Sem esquecer, naturalmente, os cartões de visita, que na China envolvem todo um ritual de recepção e entrega. Entregue e receba os cartões com as duas mãos (sinal de respeito), e mostre o seu interesse. Por fim, guarde-o na caixinha própria para o efeito. Metê-lo no bolso seria uma afronta!